sábado, 10 de setembro de 2011

Estratégias Pedagógicas

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

            A atenção especial deve ser dada às fragilidades hídricas, ao manejo sustentável dos mananciais e à valorização da captação e armazenamento e gestão da água de chuva. Hoje, são os perspectiveis avanços relacionados às tecnologias hídricas apropriadas ao semi-árido. Um dos fundamentos desse processo é o reconhecimento das múltiplas necessidades de abastecimento hídrico: captação e distribuição de água para consumo, com a construção e manutenção de pequenas barragens e outros equipamentos de uso familiar e comunitário, uso das áreas úmidas para produção de alimentos, visando á segurança e nutricional; produção de mudas para recuperação da mata ciliar, formação para o manejo de recursos hídricos e do solo, evitando o desperdício e a poluição, além da gestão comunitária para garantir o uso sustentável da água da chuva.
            A convivência com o semiárido significa uma nova perspectiva do desenvolvimento o que visualize a satisfação das necessidades fundamentais como condição para expansão das capacidades humanas e da melhoria da qualidade de vida, concebida como redução das desigualdades, da pobreza e da miséria.
            No âmbito educacional percebe-se a tímida articulação das estratégias pedagógicas, devido aos poucos recursos didáticos desenvolvidos de acordo com a realidade do semiárido, o que se desenvolve nas escolas são estratégias educacionais exportadas do sul e sudeste do país, pois as publicações sobre o semiárido nordestino são consideradas apenas em pequenos textos sobre a região nordeste em alguns livros de história e geografia do 5º Ano do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
            Considerando a cultura de convivência com o semiárido, seria muito mais interessante se nós professores de todas as áreas do ensino desenvolvesse material pedagógico adequado a nossa realidade, mostrar aos nossos alunos que é possível viver bem no semiárido, levando-os a refletir a realidade a partir da prática diária com produções de textos, pesquisas de campo, peças teatrais, confecção de cartazes, saraus de poesias e valorização da cultura nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário